terça-feira, 2 de março de 2010

Paralisia do sono


"Algumas pessoas relatam que, às vezes, sofrem uma paralisia corporal ao se deitarem para dormir. Afirmam que, deitadas, perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficando com o corpo pesado e “duro”, preso à cama. Então, dizem, ouvem vozes, escutam passos, vêem estranhas cenas ou pessoas e de desesperam.
Como nossa cultura não é, infelizmente, amadurecida no campo onírico e nem tampouco para o contato com o mundo do inconsciente, não somos preparados para experiências desta natureza. Como resultado, não sabemos o que fazer quando caímos na paralisia do sono, sendo tomados pelo medo.

Alguns experimentam intenso terror, supondo que estão enlouquecendo ou prestes a morrer. Outros, supersticiosos, crêem que o “diabo” os persegue e até que os sufoca.

O medo se deve ao desconhecimento. Na verdade, a paralisia do sono corresponde a um estado não usual de consciência no qual atingimos lucidamente o limiar entre a vigília e o sonho. Em outras palavras: nossa consciência se encontra em um ponto limítrofe entre o mundo vígil e o mundo onírico."

Era o que me faltava agora.. E mais alguém sofre disto? (Só para eu não ficar a pensar que sou a única maluca que sofre deste mal... )

4 comentários:

siceramente disse...

Que cena marada.. nunca tinha ouvido falar !

disse...

Nunca ouvi falar nisso..:S mas nao has-de ser a unica ohé !

Nada disse...

tenho essa sensação quando estou realmente KO...mas não acontece efectivamente...só tou podre mesmo, mais nada!
Isso é estranho =x

Margarida disse...

Já tinha ouvido falar nisso, acho que a mim nunca me aconteceu. A única coisa estranha é estar a sonhar, e saber que estou a sonhar. Nada mais. Mas acho que há muita gente que sofre disso.